domingo, novembro 18, 2007

Corante Reativo/Pintura a frio

 
Posted by Picasa

Depois de oito horas fixando e após ser lavado, o aspecto final é este. O tecido não sofreu nenhum 'toque', ou seja, não alterou sua natureza. Continuou macio e com as cores firmes. O contorno feito pela guta foi totalmente removido.

Corante Reativo/Pintura a frio

 
Posted by Picasa

Corante Reativo, é um produto especial para tecidos de fibras naturais. Vem em pó e fixa se por calor. Ele tem ótima solidez e brilho intenso. As receitas variam de caso para caso, em se tratando de uma produção artesanal. Aqui usei a técnica chamada de pintura a frio, onde ao invés do calor o corante é fixado por produto químico, no caso o silicato de sódio. Sobre um substrato de seda, utilizei a guta como material para desenhar o contorno da estampa. A guta isola a tinta e não deixa que as cores se misturem. Depois de seca comecei a aplicar a tinta.
*40 gramas de corante
*1/2 colher de sal
*200 ml de água.
Ferva um pouco da água e dilua o corante e o sal.Em seguida acrescente o restante da água fria. Para cada quantidade de tinta pronta, usei cerca de 2 gramas de silicato de sódio.
p.s: Uma vez colocado o silicato de sódio na tinta, a mesma deve ser aplicada dentro de uma hora, para não perder o poder de fixação e não alterar a cor.
Deixe reagir por 8 horas e só depois lave (banho de esgotamento) até sair todo o excesso de cor.