domingo, março 18, 2007

Aquarela - Receita

A receita básica de aquarela leva:
120ml de ligante
60ml de amaciante
1 litro de água

*Misture os ingredientes sem chacoalhar para evitar espuma. Guarde em um recipiente extremamente limpo para evitar contaminação. Se utilizar garrafas do tipo PET, após lavar bem aplique formol.
*Pode se colocar uma colher de café de formol na receita para evitar a proliferação bacteriana.

8 comentários:

prob21 disse...

Paulandre,
me desculpe a ignorancia, mas pelo que pude entender esta receita eh para o "medium" que funcionarah como o veihculo para o corante ou pigmento ?
Que tipo de corante ou pigmento usar...e onde posso adquiri-lo caso queira tenhar preparar a aquarela para
meu uso pessoal/"caseiro" ?
Desde jah muito obrigado por quaisquer esclarecimentos que possam "colocar setas" em meu caminho como um estampador hobbysta...rss
Abracos,
paulo

Anônimo disse...

Olá Paulo!
Muito bom o seu blog, simples e direto, além de útil é claro.
Leciono estamparia em uma fundação assistencial e me interessei pela receita da aquarela, pois diminui o custo da aula e para as alunas produzirem em casa fica mais acessível também.
Mas não entendi o que é o ligante. E esse amaciante é o de roupas?
Continuando a dúvida, qual é o pigmento?
Se preferir responda por email: melissalainna@yahoo.com.br
Obrigada

Paulandre disse...

A aquarela é o medium sim, para pintar com pigmentos. O ligante é uma base/cola que fixa o pigmento no tecido e o amaciante é graxo, para estamparia, não é o de roupas não. O pigmento é o têxtil. abrs

Leonor Siqueira disse...

Oi Paulo,
Amei seu site! Trabalho com desenho e pintura à óleo a muitos anos mas sonho em aprender estamparia, aqui na minha cidade não tem nenhum curso na área, você poderia me indicar algo via on line para pesquisa de técnicas? Obrigada e um abraço.

Paulandre disse...

Olá Leonor, obrigado pela visita. Não conheçon um curso específico online não, mas por aqui e pelos links dispostos, você poderá fazer bastante coisas. A idéia do blog é jsutamente colocar receitas para todos aprenderem estamparia. Um abraço.

Yumi disse...

Olá Paulo,

Adorei seu blog! È super informativa ao público da moda.
Caso puder, gostaria de saber onde posso adquirir os materiais, ligante e amaciante no Brasil? Em BH comprava na loja Oficina de Tintas no bairro Prado, inclusive essa loja mudou-se o endereço.
Atualmente moro em Curitiba. Os comerciantes dos artigos de pintura desconhecem esses materiais químicos. Pesquiso na página Google sobre loja que a trabalha e está difícil de encontrá-lo. Agradeço-lhe se souber me informar, independente da cidade ou estado.

Yumi

Paulandre disse...

Ola Yumi, a Oficina das tintas envia para voce. Entre em contato com eles.(comercial@oficinadetintas.com.br) Obrigado pela visita. =)

Unknown disse...

oi Paulo, parabéns pelo trabalho, queria que vc me tirasse uma dúvida, como faço para descolorir uma malha preta e por as cores por cima?
aguardo.