sábado, outubro 06, 2007

Tie-Dye

 

A técnica conhecida como tie-dye é uma tradução do inglês que significa amarrar (tie) e tingir (dye). Ao amarrar o tecido, fazemos uma reserva na área e assim a tinta não penetra, provocando desenhos e formas variadas.
Alguns pesquisadores descobriram que em muitas e diferentes culturas usavam esta técnica como estampa não permitindo assim então uma origem única.
Entre as comprovações encontradas temos a China da dinastia T'ang e no período Nara no Japão. Em alguns povos indígenas também encontraram-se vestígios. No Sudeste da Àsia, Indonésia, Índia e no Peru na América do Sul . Na África é forte a presença do tie-dye conhecido como Batik Africano.
O tie-dye popularizou se na moda principalmente nos anos 60 e 70 no movimento da contracultura conhecido como Hippie.
Para fazer amarra se a peça com barbante (ver desenho) e depois tinge-se. Neste caso usei uma camiseta de algodão e tingecor Guarany no tom vinho.
Para cada forma cria se um amarrado diferente...
Posted by Picasa

7 comentários:

Anônimo disse...

esta materia ta muito curta eu queria saber mais coisas sobre o tie dye

Anônimo disse...

gostei muitoo da materia bjussss

Regina disse...

Olá prazer sou a Regina e gostaria de saber se existem fora a guarani, outras tintas para tie dye..e também como devo fazer para começar a fazer uma camiseta..
Sou iniciante nesse processo, mas gosto muito...já vi vários videos, mas não entendi alguns textos que falam para usar vinagre, qual o tipo? ou qual tinta usam, por isso minha dúvida...
Estou muito agradecida desde já pela atenção...Um enorme beijo e até mais...
meu email particular é

reginacarrado@terra.com.br

Estarei aguardando uma resposta.

laurinhariga@hotmail.com disse...

Oi, sou estudante de moda e gostaria de saber que tipo de fibras recem estes corantes para estampagem tir dye!

Obrigado. Beijo

Paulandre disse...

Oi Laurinha, qualquer fibra aceita a técnica do tie-dye. Verifique primeiro a composição do tecido e depois adapte o pigmento ou corante adequado. Se for fibra de poliéster pigmentos acrílicos (aquarela), se poliamida corante ácido e se forem fibras naturais os corantes reativos ou diretos. Qualquer dúvida mande email ok?

marina marins disse...

Parabéns, fico feliz quando encontro um blog como o seu , onde podemos dividir nossos conhecimentos. Aprendi muito com vc hoje. SUCESSO.
Marina
www.aracne-aracne.blogspot.com

Anônimo disse...

como faz pra fazer o tie dye colorido?