domingo, novembro 18, 2007

Corante Reativo/Pintura a frio

 
Posted by Picasa

Corante Reativo, é um produto especial para tecidos de fibras naturais. Vem em pó e fixa se por calor. Ele tem ótima solidez e brilho intenso. As receitas variam de caso para caso, em se tratando de uma produção artesanal. Aqui usei a técnica chamada de pintura a frio, onde ao invés do calor o corante é fixado por produto químico, no caso o silicato de sódio. Sobre um substrato de seda, utilizei a guta como material para desenhar o contorno da estampa. A guta isola a tinta e não deixa que as cores se misturem. Depois de seca comecei a aplicar a tinta.
*40 gramas de corante
*1/2 colher de sal
*200 ml de água.
Ferva um pouco da água e dilua o corante e o sal.Em seguida acrescente o restante da água fria. Para cada quantidade de tinta pronta, usei cerca de 2 gramas de silicato de sódio.
p.s: Uma vez colocado o silicato de sódio na tinta, a mesma deve ser aplicada dentro de uma hora, para não perder o poder de fixação e não alterar a cor.
Deixe reagir por 8 horas e só depois lave (banho de esgotamento) até sair todo o excesso de cor.

8 comentários:

Elieser disse...

Em primeiro lugar parabéns pelos trabalhos .Sou de Sete Lagoas e estou iniciando uma ofcina de customização de camisas , utilizando da técnica Tye-Dye .Gostaria de fazer uma pergunta : Onde encontro no Brasil de preferência em MG mesmo lojas ou representantes de corantes reativos pq já procurei por quase toda net e só encontro grades laboratório que revendem somente para pessoas jurídicas e em grandes quantidades.Em pesquisas vi que os corantes reativos mais usados nessa técnica são os Procion's , Levafix etc, existe alguma marca nacional de mesma qualidade e preço inferior ? Agradeço a atenção e espero que possa me ajudar ,abraço, Elieser.

Paulandre disse...

Oi Elieser, eu indico a Oficina de Tinta - R. Lhana 05 no Prado - BH
Tel. 3291-7664...lá eu compro meu material na quantidade que desejo.

Anônimo disse...

Oi, gostaria de saber marcas de corantes reativos para poder achar aqui no Rio de Janeiro.

Obrigado.

Anônimo disse...

Meu nome é michele, tenho uma pergunta, estou querendo muito fazer camisetas tai dai para meu uso...
esse corante reativo precisa de algum fixador? qual seria a quantidade e tbm ñ consigo encontrar um lugar para comprar, moro no Rio de janeiro

parabens pelo post

Paulandre disse...

Olá Michele, conforme explico no texto o fixador é o silicato de sódio. A quantidade varia por cor ou situação. Sugiro que escreva para a Dystar ou a Basf para ver representantes na sua cidade. Qualquer dúvida envie email ok?
abrs

Unknown disse...

Oi meu nome é Émile e eu moro em Brusque-SC e eu gostaria de saber uma loja que venda esse corente reativo na quantidade que eu quiser para customização de shorts.

Obrigada!

Paulandre disse...

Oi Émile, obrigado pela visita. Os corantes reativos podem ser encontrados em quantidades pequenas na Oficina de Tintas - comercial@oficinadetintas.com.br ou na Degradê - (31) 3371-3971 - eles vendem produtos de marcas diferentes ok, mas a linha completa para estamparia e enviam para todo Brasil. Qualquer outra dúvida envie um email.

Unknown disse...

Meu nome é vitor, gostaria de saber se existe alguem em SP que venda corantes reativos em pequenas quantidades.