sábado, junho 28, 2008

Corante Disperso

Os corantes dispersos são corantes apropriados para fibras de poliéster, acetato e triacetato. São encontrados em pó, insolúvel em água, porém comercializado em pó muito fino e com meios corretos de aplicação apresentam excelentes resultados de estabibilidade e cor. A descarga de pigmento excedente é fácil de ser removida, podendo para isso usar apenas água ou em cargas maiores hidrossulfito de sódio.
Para pintar em casa, deve se ferver um pouco do pó em água e depois aplicar diretamente sobre o tecido, mas atenção a fixação se dá pelo emprego de estufa, cuja função é fixar a cor por uma temperatura superior ao grau de ebulição da água. Dependendo do caso entre 120 a 150 graus. O corante precipita e por isso tem que mexer sempre a mistura de água e corante.
No mercado acha-se também uma pasta grossa e incolor apropriada para estampar com o corante disperso. Ele pode ser aplicado diretamente ou por quadros ou ainda por transferência.
Por transferência (transfer) aplica se o motivo sobre papel e depois leva se a uma prensa que passa sobre alta temperatura o mesmo para o poliester (cerca de 150 graus).
A cor visível do corante antes de ser levado ao calor é muito diferente da cor obtido depois do processo todo concluido, isso leva a necessidade de testes e anotações para estabelecer os critérios de cartela de cor e repetições.

Nenhum comentário: