sábado, outubro 04, 2008

Corantes Ácidos

 
Posted by Picasa

Os corantes ácidos são os corantes apropriados para tingimentos em fibras de lã, seda e as fibras do grupo poliamida. Eles montam ao tecido por uma temperatura média de até 40 graus e apresentam uma boa solidez e coloração mais viva. A fibra de poliamida é um nylon, de aspecto mais confortável que o poliéster. De origem petroquímica é utilizada em roupas para esporte, meias, roupas íntimas, moda, e acessórios como air bag entre outros.
Para o tingimentos de poliamida, de forma artesanal, esquenta se água e mergulha se o substrato neste banho. Raramente uso um fixador ou produto auxiliar, mas se for o caso, o correto é empregar o ácido acético, preferencialmente o vinagre de uso doméstico por motivos de segurança, já que é um ácido forte e tóxico em estado bruto. É aconselhável colocar o vinagre no banho de corante ácido para tingimentos de lã e seda (fixador). O tecido pode ser lavado em seguida ao banho de tingimento, para concluir se o processo chamado esgotamento. Em alguns casos sobram resíduos que precisam de um banho de hidrossulfito de sódio, que é para descarregar o excesso.
Qualquer técnica pode ser feita para o emprego dos corantes ácidos: tie-dye, degrades, impressões serigráficas... pode ser encontrado em lojas de artesanato, é só ler no rótulo se ele é adequado para fibras de poliamida. Há um bom emprego e desempenho deste tipo de corante na indústria de impressões digitais para tecidos.

11 comentários:

Unknown disse...

Ola
Faz muito tempo que procuro dicas a respeito de corantes acidos, trabalho 100% com tecido poliamida,voce poderia me falar aonde encontro o mesmo, vc por acaso tem estamparia , digo presta serviço?
um abraço e parabens por compartilhar suas informações
Yade

Paulandre disse...

Olá Yade, tente fazer contato com a Dystar, o endereço está abaixo na página. Aqui em Belo Horizonte você pode comprar na Oficina de Tintas (comercial@oftintas.com.br) eles despacham pra todo Brasil. Eu não tenho estamparia não. Seja bem vinda. =)

Anônimo disse...

Olá, legal seu site! Tenho uma estamparia artesanal e só agora estou usando o corante ácido, trabalho mais com disperso e reativo.
Tenho duas dúvidas que gostaria, se não fosse muito abuso da minha parte, que vc me ajudasse. Uso corante ácido diluido em água, com uréia e sulfato amônico. Vaporizo por 30 minutos e depois lavo normalmente? Tirando todo excesso de corante e máquina de lavar com detergente e enxagues. Tem algum processo que preciso saber. Morro de medo de estragar a seda da minha cliente . rs
Muito obrigada pela atençao. Um abraço e parabéns mais uma vez, pelo site :)
Virgínia

Paulandre disse...

Olá Virgínia, parece muito correto seu procedimento, se você tem como vaporizar melhor ainda, pois o corante trabalha melhor a superfície deste modo, inclusive para as "lycras' usadas em trajes de banho. Como você não especifica o detergente, prefira os de estamparia ok? abrs e volte sempre

Anônimo disse...

Menino, fiz e deu certinho mesmo! Já tinha testado reativo vaporizando, mas só o turquesa não fixava O corante ácido resolveu, ufa.

Compro sempre corantes na Marina, lá na Oficina de Tintas. Vou comentar que vc indica eles pro pessoal,ela vai adorar, tenho certeza!
Muito obrigada viu, pelo carinho ao responder.
A propósito, pra seda uso o devol como detergente ( lá da oficina de tintas) e um amaciante de silicone, não lembro o nome agora.
Um grande abraço,voltarei sempre, já coloquei nos favoritos . :)

Virgínia Magalhães
vimagalhaespf@gmail.com

JG ESTAMPAS disse...

Olá Paulo!
Trabalho com estamparia localizada e pretendo trabalhar com estamparia corrida .Como faço para ter acesso a cursos sobre estampar com corantes ácido/reativo em tecido lycra e outros.
Atenciosamente, José Geraldo

Paulandre disse...

Olá José Geraldo, sugiro que procure pela Oficina de Tintas em Pedro Leopoldo. Eles te orientarão bem.

deivisonlestat disse...

olá Paulo, td bem?, então rapaz, eu quero que tu me esclareça uma coisa, comrei a tinta genesis (próprio pra tie dye) é um frasco de base seguido de pigmetos de cores, quero saber se o tecido musseline pode ser tingido por ele, se não for, ql o melhor tipo de tintura q devo usar, desde já te agradeço, adimiro muito teu trabalho, obrigado

Paulandre disse...

Oi Deivison, não conheço a tinta da Gênesis, mas leia no rótulo para qual composição têxtil ela é preparada. A musseline é natural, se for a que chamam de musselina, que vem da China, é um tecido 100% poliéster. É só ver tudo e ver se batem. Faça um pequeno teste, espere secar e sinta se deu toque ou não. Abrs

Renata Izeli disse...

Ola, preciso tingir 2metros de microtule cor da pele em azul marinho. Por favor me ajuda, aqui na minha cidade não ha ninguem que faz esse trabalho. Como posso fazer?

Paulandre disse...

Renata o post ensina como tingir o microtule - compre corante para poliamida tupy ou guarany - um tubo basta e siga as instruções.