domingo, abril 12, 2009

O preto


Algumas possibilidades de tingimentos com corante preto. Uma das características deste corante é a dificuldade em encontrar o tom saturado, e se além disso o substrato tem composição mista, o ideal é apelar para os efeitos. Em cada exemplo um tipo de tecido e um tipo de corante.
1-camisa polo com trama mista em poliamida e algodão. Na parte superior foi descarregado o tom com hidrossulfito de sódio (resultado cinza chumbo) e na parte inferior foi feito um tingimento com corante direto Tupy (para algodão e poliamida) e o efeito é de degradê.
2-Camisa social com maior porcentagem de poliéster e menor em algodão. O tingimento foi feito com corante reativo Remazol, processo por fervura e o resultado um manchado em tons de cinza.
3-Camisa em brim 100% algodão, foi utilizado corante direto Guarany (fervura) em efeito tie-dye. O preto foi mais intenso que o resultado da foto, de todo modo o tom da guarany tende ao azulado.
4- Uma camiseta de malha com viscose e o corante utilizado foi o da Guarany em efeito degradê. O tom tende ao cinza azulado.na parte superior e um preto mais fosco na parte inferior.
5-Camiseta em malha de algodão com efeito tie-dye tingida com corante Tupy. O tom ficou bastante escuro e com bastante solidez.
6-Camisa polo com maior porcentagem em algodão tingida com corante reativo Drimaren da Clariant pelo método de fervura. O resultado foi um tom mais denso.

Nenhum comentário: