domingo, março 02, 2008

Corante Reativo - Pintura a quente

 

O corante reativo (que reage quimicamente com a fibra dos substratos naturais), é normalmente fixado por calor, em alta temperatura. Seja pelo método de fervura ou por estufa. Por fervura, chega- se perto dos 100 graus, em alguns estados e por isso, dependemos do tempo maior de imersão (em média 20/30 min.). Em estufa, o calor controlado fica em média entre 150 a 180 graus e o tempo de exposição é menor (cerca de três min.).
A marca de corante que melhor se adapta ao tingimento à quente, é a Drimaren(industrial) ou a Guarani(artesanal). Ambos os resultados são excelentes considerando solidez (firmeza e durabilidade do tom).
Para fixar o corante Drimaren pode se utilizar o sal de cozinha (uma colher de sopa) para cada quatro litros de água e ainda se quiser que o tom fique mais vivo, usa-se também a soda cáustica diluída (uma colher de chá) para cada cinco litros de água.
Para finalizar, é melhor deixar esfriar a peça no molho da tinta. Se estiver com pressa, deixe pelo menos 40 min.
Ao desligar o banho quente da tintura, acrescente uma colher de sobremesa de barrilha leve (carbonato de sódio), que é um excelente fixador.
Depois é só lavar (banho de esgotamento), até a água ficar limpa. Novamente pode se usar a máquina de lavar doméstica, sem danos para a mesma.
Quanto aos corantes da Guarany, o banho é imediato, sem necessidade de qualquer fixador, ou se quiser melhorar o desempenho deixe também esfriar para completar om banho de esgotamento.
Na foto acima tricô em fio de viscose e camisa 100% algodão.
Obs. A marca Remazol também fixa-s e bem por calor, mas é preciso testar os resultados, pois os aspectos finais variam.
Ex: O preto Remazol fica mais azulado e o da Drimaren mais preto mesmo, sendo que o tom 100% black consegui com o corante Guarany.

Posted by Picasa

Nenhum comentário: