domingo, março 02, 2008

Pintura a frio - considerações.

 

Um post sobre pintura a frio com corantes reativo está publicado logo abaixo. Aqui vão algumas considerações.
*A marca utilizada é o Remazol de fabricação da Dystar. As cores ficam melhores com esta técnica a frio.
*Para realçar mais a cor, utiliza se meia colher de sopa de soda cáustica diluída e preparada.
*Para tons mais opacos, não use a soda.
*Lave, depois de fixado, e respeitado o prazo mínimo de oito horas, com água quente e detergente *Dekol SN (uma colher de chá, para cada 5 litros de água quente).
*Continue lavando com água fria, até a água ficar clara (banho de esgotamento.
*Pode usar-se a máquina de lavar caseira, a tinta não danifica e nem suja a máquina.
* Não deixe ultrapassar o prazo de lavagem: que não seja inferior a oito horas e nem superior a 15 horas, pois o silicato de sódio (fixador) agarra.
Posted by Picasa

8 comentários:

Anônimo disse...

Onde consigo fazer esse curso de estamparia? Vc dá esses curso? Trabalho com roupas artesanais e queria associar essas técnicas de pinturas ao meu trabalho pois são maravilhosas!!!
Meu e-mail: edleinejangelo@hotmail.com

Paulandre disse...

Olá, obrigado pelos elogios. Eu ministro o curso de estamparia sim, na UFMG em Belo Horizonte. Pode ver datas no site: www.eba.ufmg.br

Anônimo disse...

Olá Paulo,
Nossa adorei seu trabalho e vi que vc da curso na ufmg, olhei o site que vc sugere mas vi que o curso já começou e não tem data do proximo curso. Então gostaria de saber se haverá outras data e se vc da o curso somente na ufmg. e se possivel tiver um telefone de contato ?
aguardo seu retorno.
pytynsouza@hotmail.com

Paulandre disse...

Olá, obrigado pelo elogio e pela visita. Os cursos na Belas Artes são ofertados duas vezes por ano e caso consiga oferece -lo em outra ocasião divulgo pelos blogs.

Maria Flávia disse...

Olá Paulo,

Estou querendo fazer um curso de tingimento do tipo degradê e até mesmo de tecidos inteiro. O seu curso abrange esse tipo de tingimento? você dá esse curso a noite? Se não, sabe de alguém que dá?
Obrigada pela atenção,
Flávia

Paulandre disse...

Olá Flávia, no curso abrangemos de tudo. Este curso tenho oferecido somente a tarde, mas quem sabe? Informaçõe sobre outros cursos podem ser obtidas na Oficina de Tintas em BH.

Deivison Lestat disse...

olá Paulo, gostaria que tu me dissesse onde posso encontrar corantes reativos pra comprar, tu sabes onde? obrigado!

Paulandre disse...

Oi Deivison, os corantes reativos podem ser comprados no varejo ou atacado na Oficina de Tintas - comercial@oficinadetintas.com.br ou na Degradê -(31) 3334-2610.