sábado, outubro 04, 2008

Tie-Dye - esquemas de amarrações

 

Aqui estão alguns esquemas de amarrações para os efeitos de tie-dye. Seja por amarração ou nós tem que apertar bem. Esta área apertada e definida é chamada área de reserva e é onde a tinta não penetra ou penetra menos provocando o efeito final. Pode se usar barbante, linha de poliester, tira de plástico, borracha e elástico. Se o substrato(tecido) for de algodão, o corante correto é o reativo ou direto, se for de poliester usa se o corante disperso ou aquarela para tecido e se for poliamida o corante correto é o ácido.
A idéia é inventar as próprias amarrações, se as regras básicas forem seguidas, aparece sempre um efeito.
Posted by Picasa

17 comentários:

Fase Concurso disse...

Gostei muito das suas informações sobre
o tingimento Tye Dye. Consegui aprender bastante coisa. Já vou realizar algo neste final de semana.

Parabéns!

Luciana
Rio de Janeiro/capital

Paulandre disse...

Que bom Luciana...coloca mesmo a mão na massa. =)

Unknown disse...

Olá, gostei muito de suas técnicas, tentei fazer uma em casa. Fiz uma saída de praia longa, mangas compridas de crepe bca. Fiz amarrações ao longo dela e injetei tinta aquarela silk. Deixei secando sobre a mesa, mas surgiram manchas. O resultado é esse mesmo ou há outra maneira para secagem?
Grata. Bia

Paulandre disse...

vc pode deixar secando em um varal também, vai ficar gotejando noc hão. O correto é evitar de manipular a peça depois de tingida. Deixe quieta até secar. Se o crepe for natural, tente fazer com corante. A aquarela silk é legal para sintéticos. Qualquer dúvida envie email ok? abs

Anônimo disse...

ola achei muito interessante a pintura batik mais eu faço tie dye o gostaria que voce indicasse um lugar onde eu possa comprar tinta para pintura a frio aqui em brasiliaou onde possa ser mais proximo
charles_df@hotmail.com

Paulandre disse...

Olá Charles, tente entrar em contato com a Dystar ou Basf que fabricam os corantes e eles te falam onde têm representantes em Brasília. Eu só conheço em BH e eles enviam pelo correio. Oficina de Tintas oftintas@uol.com.br ou na Degradê.

Unknown disse...

Ola, fique muito interessado no Tie Dye, mas agora não sei que tinta uso para tingir. O tecido que eu queria tingir era o Mussolini (acho que é assim que escreve. Queria tingir de várias cores, o amarrado eu ja achei. Eu vi em um vídeo um cara tingindo com um líquido que tinha dentro de vidros, e em outro vídeo que a menina colocava um pó dentro de um vidro e misturava com agua da torneira, só que em nenhum fala o que é usado. Se puder me ajudar. Obrigado e Parabéns pelo trabalho!!

Paulandre disse...

Olá Felipe, o tecido musseline pode ser em fibras naturais ou então o poliéster (vendido com o nome de musseline). Certifique da composição e então use a tinta correta. Se for poliéster procure no blog por aquarela e leia com atenção ou os corantes para o processo de estufa. Se for musseline de seda use os corantes reativos a frio ou a quente ok?

Lívia disse...

Oi! Estava vendo as matérias e os posts, e seu Blog tah de parabéns! Tava vendo aki, e eu acho que vou ter que usar corante reativo ou direto. Onde eu encontro? que marcas existem? Como que eu faço a mistura.. e dos outros corantes as mesmas pergunta.. P.S.: Precisando de Ajuda (: Obrigada!

Paulandre disse...

Oi Lívia, obrigado pelos elogios. Bom os corantes diretos são da marca guarany ou tupy e podem ser encontrados em qualquer loja de artesanato. Os corantes reativos voce pode entrar em contato com o site dos fabricantes e solicitar locais de venda (dystar ou clariant ou basf). Os sites estão no fim do blog. Se tiver outras questões envie email ok? ABS

Luah disse...

Nooosssaaa, muito bom!!
agora sei... *-*

valeu aii,me ajudou muito.

abraço. ;D

Anônimo disse...

eu ja fiz varios tie dye's e sobrou tinta. 1 semana depois (Hoje) estou pensando em fazer de novo. Deveria adicionar agua quente ou eu posso usar a tinta assim mesmo? fria. Grata, Jessica ES.

Paulandre disse...

Oi Jessica, se for corante reativo pode reutilizar sim. Coloque água se quiser, o tom vai clarear. Pode ser que de qualquer modo a cor varie!

Mary disse...

Olá,Paulandre,seu blog me ajudou mto.As dicas de fornecedores em BH foram ótimas.Eu comprei os corantes reativos pela primeira vez com um fornecedor de Salvador que depois não respondeu mais ao meus e-mails...rsrsrs.Então,entrei em contato com a Degrade e Oficina de Tintas.Mas antes disso, eu usava pra fazer o Tie Dye o álcali carbonato de sódio, ai me ensinaram o Silicato e pra fazer a lavagem pós tintura o dekol, oque vc pensa a respeito?Se eu usar a tinta a quente o efeito da cores fica msi vivo, ou tanto faz frio ou quente o efeito é o mesmo?Vc já usou a soda Bé junto com o silicato?Pq achei muito chatinho ficar dosando 0,12 ml..rsrsr.
Obrigada pelas dicas!
Um abraço!

Mary

Paulandre disse...

Olá Mary, que bom o retorno! Uso sempre o silicato, ele facilita pequenas e médias produções, quanto ao Dekol ou qualquer outro detergente para finalização, são úteis porque interrompem o excesso de corante que fica saindo. às vezes não necessita, basta observar. Quanto ao efeito da tinta, depende do caso. A tintura pode fica mais viva, porém preste atenção no tecido. A soda Bé auxilia no tom e montagem do corante, não uso muito. Uso a soda in natura e coloco pouco na água fevente ou em pré banho. Tem que ser pouca ok? Minha medida é aleatória.
abrs =)

Cidinha Perez disse...

Olá Mary... obrigada pelas dicas sobre Tie-Dye, mas, eu gostaria de fazer as manchas no sentido vertical e não consigo... como faço as dobras no tecido para conseguir tal efeito? Já tentei de todas as maneiras que sei e fico-lhe muito grata de puder me ajudar. Um grande abraço!
Cidinha Perez

Paulandre disse...

No sentido vertical Cidinha, faz se dobrando como sanfona no sentido do fio do tecido (ourela a ourela). Marca se todo o tecido desejado e depois tinge só as pontas. Fica tipo listrado. O tie dye é aleatório, fica difícil prever o resultado. Abrs