quarta-feira, maio 06, 2009

Lavagens em Tecidos

A estonagem em tecidos, ou efeitos como corrosão, discharge ou descoloração, fazem parte do grupo de lavagens e acabamentos em tecidos planos ou malharia. O princípio básico é a oxidação do substrato têxtil, que dá se por meio de um produto químico. Desses produtos, alguns podem ser utilizados de maneira caseira. Destaco aqui: hipoclorito de sódio (cloro), o hidrossulfito de sódio, o permanganato de potássio e o peróxido de hidrogênio (água oxigenada).
Todos eles agridem o meio ambiente e são tóxicos. Devem ser manipulados com EPS (equipamento de proteção e segurança) e com parcimônia. Pela indústria deveriam partir do princípio de reciclagem e tratamento da área de despejo do excedente; seja esta área um rio ou a caixa de escoamento de esgoto.
Já há um número considerável de pesquisas relevantes para o melhoramento dessas técnicas. Entre elas a lavagem por ozônio, as lavagens naturais e até os efeitos fakes, onde dois tipos de linhas em cores diferentes são misturados para obtenção de um tecido com aspecto de lavado, como nos jeans por exemplo.
exemplos:
Panozon
Coexis
Artigo + Alternativa

5 comentários:

Eliana disse...

Gostaria de "stonar" peças de linho em casa, pois não consegui em SP nenhuma lavanderia que faça esse serviço. É possível? Como?
Parabéns pelo site!
Eliana

Paulandre disse...

Olá Eliana, é possível sim. Aconselharia a usar o hidrossulfito de sódio. Experimente os métodos à quente e à frio até ver o resultado que deseja. Importante saber a composição do tecido ok, uma vez que hoje misturam muita fibra sintética.
Obrigado pela visita!

Eliana disse...

Super obrigada ...
Só mais uma pergunta: na máquina de lavar?
Desculpe a ignorância, sou amadora ...
Um abraço

Paulandre disse...

Faça pequenos pedaços para você ver o processo primeiro. Não use a máquina por enquanto. Deixe em diferentes tempos, a ação é rápida ok? Só considere o resultado depois de seco o tecido. Quando tiver com os testes envie me um email que te direciono! =)

Michelli disse...

Gostaria de estonar uma camiseta como seria o processo e qual produto posso usar?

Obrigada