quarta-feira, maio 06, 2009

Lavagens em Tecidos

A estonagem em tecidos, ou efeitos como corrosão, discharge ou descoloração, fazem parte do grupo de lavagens e acabamentos em tecidos planos ou malharia. O princípio básico é a oxidação do substrato têxtil, que dá se por meio de um produto químico. Desses produtos, alguns podem ser utilizados de maneira caseira. Destaco aqui: hipoclorito de sódio (cloro), o hidrossulfito de sódio, o permanganato de potássio e o peróxido de hidrogênio (água oxigenada).
Todos eles agridem o meio ambiente e são tóxicos. Devem ser manipulados com EPS (equipamento de proteção e segurança) e com parcimônia. Pela indústria deveriam partir do princípio de reciclagem e tratamento da área de despejo do excedente; seja esta área um rio ou a caixa de escoamento de esgoto.
Já há um número considerável de pesquisas relevantes para o melhoramento dessas técnicas. Entre elas a lavagem por ozônio, as lavagens naturais e até os efeitos fakes, onde dois tipos de linhas em cores diferentes são misturados para obtenção de um tecido com aspecto de lavado, como nos jeans por exemplo.
exemplos:
Panozon
Coexis
Artigo + Alternativa

24 comentários:

Eliana disse...

Gostaria de "stonar" peças de linho em casa, pois não consegui em SP nenhuma lavanderia que faça esse serviço. É possível? Como?
Parabéns pelo site!
Eliana

Paulandre disse...

Olá Eliana, é possível sim. Aconselharia a usar o hidrossulfito de sódio. Experimente os métodos à quente e à frio até ver o resultado que deseja. Importante saber a composição do tecido ok, uma vez que hoje misturam muita fibra sintética.
Obrigado pela visita!

Eliana disse...

Super obrigada ...
Só mais uma pergunta: na máquina de lavar?
Desculpe a ignorância, sou amadora ...
Um abraço

Paulandre disse...

Faça pequenos pedaços para você ver o processo primeiro. Não use a máquina por enquanto. Deixe em diferentes tempos, a ação é rápida ok? Só considere o resultado depois de seco o tecido. Quando tiver com os testes envie me um email que te direciono! =)

Michelli disse...

Gostaria de estonar uma camiseta como seria o processo e qual produto posso usar?

Obrigada

Unknown disse...

Bom dia. Gostaria de estonar o tecido chita, qual produto/procedimento recomendado?

Unknown disse...

gostaria de estonar tecido estampado tipo "Chita" e retirar sua goma, como devo proceder??? obrigada!!!!

Anônimo disse...

Bom dia! Gostaria de saber qual a melhor forma para estonar um tecido de chita? Com pedra pomes ou com os produtos que você citou acima? Que tipo de maquina uso, tanque ou maquina de lavar? Desde já agradeço. Valquiria

Unknown disse...

Gostaria de saber se tem como "stonar" chita??

Unknown disse...

Gostaria de saber se tem como "stonar" chita??

Luciene disse...


Como estonar a chita?? Vi hoje algumas peças no programa Mais Você e fiquei encantada!

Já procurei pela internet inteira e não encontrei nada!!

luciene disse...

Olá!

Gostaria de saber se é possível estonar o tecido "chita" em casa.
Vi hoje (31/03/2015) algumas peças com a chita estonada no programa Mais Você, e fiquei encantada!!

Muito obrigada.

Sara Quízia Mota disse...

Como fazer estonagem em tecido de chita

Paulandre disse...

Para estonar o tecido chita, tem várias dicas em outros posts - por favor procurem por: hipoclorito, hidrossulfito e péroxido neste blog. Verifiquem se o tecido é de fibra natural ou mesmo mista que dá (parcialmente) certo. Aconselho a usarem o produto descolorante da Guarany e ou Tupy conhecidos como tira cor e seguirem as dicas da embalagem. Dúvidas específicas escrevam para o email paulandrefs@gmail.com

teresa disse...

Olá Eliana, gostaria se possivel que vc me ensinasse como estonar um pano. Qual a quantidade de tecido,agua,e hidrossulfito. Obrigada.Teresa.

teresa disse...

olá, vii que muitas pessoas querem saber como estonar a chita. já tenho o produto mas não sei como usá-lo. Se vc puder me ajudar. Obrigada. teresa

Paulandre disse...

Os endereços para adquirirem os produtos para beneficiamento da chita estão emuma nova postagem no inicio do blog!

Anônimo disse...

Agradecendo a atenção de Paulandre
Muito agradecida
Marivalda Cruz

Maria disse...

Eu gostaria de saber apenas como tirar a goma da chita. Obrigada.

Maria disse...

Gostaria de saber apenas como tirar a goma da chita. Obrigada.

Maria disse...

Eu gostaria de saber apenas como tirar a goma da chita. Obrigada.

Rodrigo Cavralho disse...

Bom dia, gostaria de informações com relação a estonar malhas, como, onde, agradeço.

Reg disse...

Boa noite, gostaria de estonar malha preta . Me informaram que tem que tingir a malha branca e depois fazer a estonage. Só que não me disseram como faz. Conhece alguma empresa que faz ou eu mesmo posso fazer e como faz. Muito grata Regina Ferreira

Jedaias disse...

Olá gostaria de saber se rolos de tecidos já vem de fábrica estondos? Ou a indústria que fabricará as camisetas que é responsável por estonar?