quarta-feira, maio 06, 2009

Hidrossulfito de Sódio


O hidrossulfito de sódio é um produto que descarrega a cor e pode ser aplicado em tecidos mais frágeis como seda, tricõ e lã. Pode ser adquirido em quantidade maior e ou em porções domésticas (tira cor). Tem um odor muito forte e deve ser usado em ambiente arejado, com uso de máscara. Nos exemplos acima usei no casaco de tricô o processo por fervura do tira cor. No segundo tecido que é um tricô com misturas de fio de viscose com poliamida, usei o hidrossulfito in natura da Basf, pulverizando por toda a superfície, jogando um pouco de água morna aleatoriamente, lavando-o em seguida para acabamento. No terceiro exemplo usei o produto da Basf em água fria, mergulhando o tricô. A água fria foi necessária porque o tom do tricô é leve e sai com certa facilidade.

20 comentários:

Mi disse...

Oi!
Gostaria ter uma meia-calça tie-dye ou efeito dela feito em casa.
Pode-se usar hidrossulfito de sódio para descarregar a cor preta ou melhor tngir uma meia clara com corantes ácidos?
A composição da meia é 92%poliamida e 8% elastano.

Paulandre disse...

Olá Mi, tente usar o hidrossulfito de sódio, mas ele sobre poliamida provoca uma descarga mais leve, ou seja, com menos contraste. Não deixe ferver muito porque danifica o elastano ok? Por outro lado, o corante ácido seria melhor, porque necessita de um tempo menor no calor e ficaria com efeito mais visível. Sugeriria testar com produtos domésticos tipo Vivacor e tiracor da guarany antes dos produtos industriais ok? Boa sorte!

teste disse...

Olá!
Por favor, gostaria de uma orientação. Quero estonar lona locomotiva para amaciar e tirar as manchas e na minha cidade não tem lavanderia especializada. Gostaria de usar o método menos impactante possível e saber o que fazer com os resíduos, já que em casa não tem estação de tratamento. Um abraço e obrigada.

Paulandre disse...

Oi Rosi, para lonas qualquer destas receitas publicadas no blog surte efeito. O ideal é fazer com cada um deles e ver o resultado, porque são diferentes. Quanto ao descarte, infelizmente não há no Brasil um programa ou instalações de descarte; o certo seria cada prefeitura instalar um sistema de tratamento. Vai tudo pelo esgoto mesmo. O método menos impactante é o peróxido de hidrogênio, os mais fáceis o hipoclorito e hidrossulfito. Abrs

Maria Fernanda disse...

Olá,
Gostaria de fazer camisetas com efeito estonado. Qual a proporção de produto utilizar e onde posso comprar?
Obrigada!

Paulandre disse...

Olá Maria Fernanda, proporção depende do efeito desejado. O ideal é que faça testes em águas frias e quentes ok? Compra se hidrossulfito em lojas de produtos químicos.

Fabi disse...

Oi Paulandre, você tem alguma dica para clarear roupa encardida? Me indicaram peroxido de sódio ou hidrosufito de sódio. Qual o melhor?

Paulandre disse...

Oi Fabi, ambos tem resultados parecidos. Mas para tirar o encardido, deixe a roupa lavada e molhada com sabão, dentro de saco plástico no sol; sem químico alvejante que pode amarelar. Depois coloque de molho na água sanitária na sombra. Lave normal. Os produtos químicos nem sempre tiram os encardidos tiram cor.

Anônimo disse...

Eu usei Hidrossulfito de sódio nas minhas blusas brancas que estavam amareladas e ficou muito branca.
Usei uma medida de Hidrosulfito de Sódio para cada 5 litros de água quente, deixei de molho 30 min, depois lavei na maquina.
Realmente funciona, as roupas brancas ficam muito brancas!

Gisele disse...

Onde posso encontrar o hidrosulfito?

Anônimo disse...

Ola paulandre gostaria de fazer camisetas com o efeito estonado , pra ser mais especifico camisetas stone da osklen qual o processo e a quantidade a ser usados?

Anônimo disse...

Bom Dia! Paulandre. Gostaria de estonar(amaciar) o tecido Chita, posso usar o Hidrosulfito? em que proporção?
Desde já agradeço.
Raquel Emilia

Anônimo disse...

Bom Dia, Paulandre! gostaria de estonar(dar efeito de seda) no tecido Chita, posso usar o hidrossulfito? em que proporção? Desde já agradeço.Raquel Emilia

Anônimo disse...

Gente, a Lona Estonada é realmente incrível !

Unknown disse...

Onde posso encontrar o hidrosulfito?

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber se esse produto tira mancha de anilinad e couro, se sim onde encontro?

Anônimo disse...

Boa tarde,
como eu faço para "descarregar o corante no tecido sintético?
existe no mercado alguma tinta que eu possa aplicar e fazer o efeito corrosão de tecido sintético?
outra pergunta, em tecidos sublimados o hidrossulfito de sódio funciona... se sim... como?

abs

Paulandre disse...

Tecidos sintéticos não descarregam e não há descoloorante para sublimáticos. Qualquer dúvida escrevam para paulandrefs@gmail.com

Unknown disse...

Era hodrossulfito de sódio. Onde acha?

Paulandre disse...

Acha se em lojas de produtos químicos, produtos para limpeza e da marca Guarany com o nome de Tira-cor. Ou peça pelo correio acessando os endereços da Degradê Tintas BH e ou Oficina de Tintas (google)