quarta-feira, maio 06, 2009

Peróxido de Hidrogênio


O peróxido de hidrogênio ou água oxigenada, é considerado o menos agressivo dos oxidantes utilizados em lavagens têxteis. Na indústria têxtil é usado com concentração forte. Aqui mostro dois tipos de tecidos: um algodão de peso médio e cor violeta, onde usei o processo de amarração para conseguir o efeito e no segundo, uma tricoline mais fina onde fiz dobraduras.

10 comentários:

Alexandre Franco disse...

Oi Paulo Andre, tudo bem? muito obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha acompanhado. Grande abraco e vamos combinar de nos encontrar. Abracos, Fashion Jokes

ca.ra disse...

Olá Paulandre, gostei muito do seu blog.
Tenho uma questão: O Sulfoxilato de Zinco Folmaldeído é usado a 12% junto com a Uréia 12% na pasta Clear Acrílica (1kg), para tecidos a base de água, segundo dados da Gênesis.
Esses sais são usados em estamparia para obter efeitos também ?
Vou indicar o seu blog na comunidade de Serigrafia do Orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=14306530
Grande abraço.

Paulandre disse...

São usados para o mesmo efeito oxidante (efeito rongeant) ca.ra, a uréia é usada para manter a umidade do meio. Há vários agentes oxidantes, os que posto aqui são os que podem ser feitos artesanalmente. Obrigado pela indicação.

ca.ra disse...

Grato pela dica Paulandre, gostaria da sua opinião sobre o excesso de uréia, sendo um sal, em tinta de silkscreen, diminuiria a resistência da mesma com o atrito ou lavagem da peça ou o veículo acrílico supera isso muito bem ?
Desde já agradeço sua atenção e muito sucesso prá você com o blog.

Paulandre disse...

O excesso de uréia dificultaria somente a secagem. O veículo acrílico também depende de qual. Mas se o veículo acrílico for usado com excesso de diluição em água, aí sim, compromete a fixação e posteriormente os atritos naturais que o têxtil recebe. Considere o papel da uréia como coadjuvante apenas.

Marcio Oliveira disse...

P.Andre,
Eu conheço peroxido de 40 e 130, usado com descolorante de cabelo. Na malha eu uso qual, quanto tempo em média, e para interromper o processo é só lavar?
Obrigado,
Mc

Paulandre disse...

Márcio para malha recomeendo a descoloração com hidrossulfito de sódio. É mais prático, o acabamento é apenas água e não danifica a fibra.

prob21 disse...

Paulandre,
obrigado por sua visita ao meu blog.
Se vc verificar em seus posts anteriores vc vera que ja fiz comentarios aqui, ja lhe fiz perguntas que vc gentilmente respondeu...e curto muito o seu blog, super instrutivo, cara . Parabens!
No momento ainda estah dificl pra mim conciliar tempo livre pra voltar a experimentar com tingimentos e carimbos....o que adoro.
Grande abarco,
pauloguimaraes
http://scale-files.blogspot.com/

gaviões da fiel "força independente" disse...

olá Paulandre...
vc sabe me responder algo a respeito de sulfoxilato de zinco por exemplo eu consigo o mesmo efeito rongeado do que utilizando o sulfoxilato de sódio???
pq o sulfoxilato de sódio tem um odor muito forte ....
por favor mande a resposta para o meu e-mail (aadriano_marcondes@hotmail.com)
desde ja obrigado !!!!

Marcio Oliveira disse...

Obrigado, Vou procurar o sulfito, e em jeans, qual volume do peroxido, quanto tempo em media e como para o processo.
Mc